Somos graduando em Letras pela UNIP- Universidade Paulista Campinas

Pensando nos desafios do ensino de Língua Portuguesa nas instituições publicas e privadas, é que criamos esse espaço, aqui postaremos algumas sugestões de aula e materiais sobre MORFOSSINTAXE, para se trabalhar em sala de aula. "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." Paulo Freire

terça-feira, 30 de outubro de 2012

VERBOS




Para iniciar o trabalho escreveremos sobre os verbos de ligação que também são chamados de CÓPULA, ou seja, não indica ação e tem o significado de permanência e faz a conexão entre dois termos na língua portuguesa, o sujeito e o predicativo do sujeito. 

Alguns exemplos desses verbos: 
Ser/ achar/ encontrar/fazer/parecer/estar/continuar/permanecer/ ficar/ andar/tornar...

Ex: Adriano é lindo- O verbo ser não indica uma ação. mas está ligando o sujeito Adriano ao predicativo lindo. 
Lembrando que predicativo é o termo que modifica  o sujeito e nos informa alguma coisa a respeito do mesmo. Lindo é uma qualidade, característica de Adriano, assim é chamado predicativo do sujeito. 

                                                        VERBOS PRONOMINAIS 

                                          Verbos pronominais extraídos do site Brasil Escola 

                                      Verbos acidentais extraídos do site Brasil Escola 

Verbo pronominal é aquele que se conjuga com pronomes oblíquos  átonos (me/nos; te/ vos; se) esses verbos podem ser acidentais e essenciais, quando existir a possibilidade de substitui-los são considerados acidentais, quando essa possibilidade não existir são chamados essenciais. 

Exemplos de verbos acidentais: pensou-se, falou-se, faz-me...
Exemplos de verbos essenciais: apaixonou-se, ajoelhou-se, apoderar-se. Vale lembrar que o "se" e o "me" podem vir antes ou depois do verbo. 

Exemplos: Me falou/ falou-me.   /Se ajoelhou-se, apodera-se. 

Quando o verbo é acidental o "se" ou o "me" entra como SN- pronome
Quando é essencial entra apenas no verbo. 

APLICANDO 


      Em primeiro momento é interessante mostrar ao aluno que ele é capaz de redescobrir e que aprender verbos não é uma missão impossível e que ele consegue. Antes de explicar aos alunos do que se trata o assunto passe na lousa ou em uma folha a lista de todos os verbos aqui estudados, peça para que eles encontrem essas palavras em lugares que faz parte do dia a dia deles como sites, livros, revistas etc. Depois de feito isso peça para que eles produzam frases com essas palavras, peça ainda que os mesmos simulem situações que seriam necessários usar todos os verbos aqui aprendidos e por fim explique o motivo pelo qual eles fizeram as atividades e o que são essas palavras, tendo um contato anterior ficará mais fácil e prazeroso aprender. 

                                                                                                                                         Bom trabalho! 

Nosso próximo assunto é SINTAGMA PREPOSICIONADOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário