Somos graduando em Letras pela UNIP- Universidade Paulista Campinas

Pensando nos desafios do ensino de Língua Portuguesa nas instituições publicas e privadas, é que criamos esse espaço, aqui postaremos algumas sugestões de aula e materiais sobre MORFOSSINTAXE, para se trabalhar em sala de aula. "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." Paulo Freire

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Definição

O QUE É MORFOSSINTAXE?  


Encontramos muitas definições para MORFOSSINTAXE, no entanto, decidimos ficar com a que encontramos em um site de pesquisa Wikipedia que diz: 
Morfossintaxe é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações. Trata de classe das palavras, emprego de pronomes, relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, oração e período, termos da oração, classificação de orações, vozes do verbo e colocação de pronome.
morfologia refere-se à classe gramatical de uma palavra (substantivo, adjetivo, artigo, pronome, numeral, advérbio, preposição, conjunção, interjeição). A sintaxe refere-se à função sintática dessas palavras, isto é, a função que exercem na oração. Morfossintaxe é o estudo da relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática na oração.


                                                                                     Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Morfossintaxe

Tendo em mente o conceito de "morfossintaxe", veremos a partir daqui um pouco do que aprendemos no curso de LETRAS dentro da UNIVERSIDADE. 


                                                                                                                                    Boa leitura! 

Indagações


Língua Portuguesa, Morfossintaxe e Ensino



     Quando entramos em sala de aula ou nos deparamos em uma situação de aprendizagem de Língua Portuguesa, especificamente MORFOSSINTAXE, a primeira pergunta que surge é: Por que tenho que aprender isso? Onde vou usar? Como vou usar? , são perguntas simples que ainda incomoda muitos professores e alunos. Pensando nisso postaremos aqui algumas reflexões feitas por graduandos do curso de  Letras que visam melhorar e quebrar os paradigmas desse assunto. 


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." 
                                                                            Cora Coralina